O Clube

De salientar, que o Clube iniciou a sua actividade em 1970, como uma simples Comissão de Festas e que organizava anualmente as Festas de Verão, manteve uma equipa de futebol amadora, que equipava à Benfica.

1533

Em 1971 passou a chamar-se Grupo Desportivo da Ferraria, mantendo as mesmas actividades. Nesse ano (1971) foi criada uma Prova de Ciclismo, que decorria em Agosto, durante os famosos festejos de verão.

53

Em 1975, face à conjuntura política da época, foi ocupado e terraplanado o terreno onde hoje se encontra a sede. O homem que fez a terraplanagem, com uma máquina de rastos Massey Fergusson, foi o nosso “Amigo” Manuel Jacob.

Em 1976 abandonou-se o Grande Prémio de Ciclismo e organizámos uma prova de atletismo, que se tornaria regionalmente famosa, atraindo umas boas dezenas de atletas. O percurso iniciava e terminava junto ao “Nicho”. Seguia em direcção à Machuqueira, lagares, virava à direita e subia o Vale da Vinha e descia até à Ferraria. De notar que o percurso entre o “Nicho” e os lagares era de terra batida, depois o alcatrão até Vale da Vinha, seguindo-se o piso empedrado e novamente o alcatrão.

Foi assim até 1990.

Em 1991 fez-se o 1º Raid TT Ferraria.